Brás Cubas como Coélet fluminense
Palavras-chave:
Bíblia, Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, Coélet fluminenseResumo
A Bíblia ocupou um lugar importante na obra de Machado de Assis. O artigo tem como objetivo central explicar como o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, obra que marcou o início da segunda fase da produção romanesca do escritor fluminense incorpora uma visão da vida, da morte e do mundo no geral que ecoa o Eclesiastes. Encontra-se aí a base das hipóteses que orientarão o texto que está dividido em duas partes, sendo que a segunda por sua vez está subdividida em duas subpartes. A primeira parte, A literatura sapiencial e o Eclesiastes, buscam compreender o lugar do tema sabedoria no Antigo Testamento da Bíblia. Logo a seguir há uma abertura para a apresentação do Eclesiastes e do seu lugar no cânon bíblico. A segunda parte, O narrador e o Coélet fluminense em Memórias póstumas de Brás Cubas, contém as hipóteses e os argumentos defendidos e se abre inicialmente para uma compreensão do ato de narrar no texto literário, bem como os estudos que se ocuparam em destacar a importância da narração. Posteriormente, serão selecionadas as principais partes do livro publicado em 1881, com vistas ao entendimento da presença e inspiração do Eclesiastes sobre o narrador. Os assuntos tratados no texto bíblico serão ainda estudados nas relações como temas que versam sobre o pessimismo e o sentido da vida.
Palavras-chave: Bíblia; Machado de Assis; Eclesiastes; Memórias póstumas de Brás Cubas; Coélet fluminense
Referências
ASSIS, Machado de. Obras completas. Organização de Aluízio Leite et al. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2015.4v.
ASSIS, Machado de. Ressurreição. In: ASSIS, Machado. Obras completas. Organização Aluízio Leite et al. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2015a.
ASSIS, Machado de. A mão e a luva. In: ASSIS, Machado de. Obras completas. Organização Aluízio Leite et al. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2015b.
ASSIS, Machado de. Helena. In: ASSIS, Machado de. Obras completas. Organização Aluízio Leite et al. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2015c.
ASSIS, Machado de. Iaiá Garcia. In: ASSIS, Machado. Obras completas. Organização Aluízio Leite et al. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2015d.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. In: ASSIS, Machado de. Obras completas. Aluízio Leite et al. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2015e.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. In: ASSIS, Machado de. Obras completas. Aluízio Leite et al. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2015f.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: W.M. Jackson, 1938.
BARCELLOS, José Carlos. Em busca do significado teológico de obras literárias: uma abordagem a partir da hermenêutica. Revista Gragoatá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Niterói, n.8, p. 113-128, 1. sem. 2000.
BÍBLIA de Jerusalém. 12. reimpressão, 2017.
BRAYNER, Sonia. Labirinto do espaço romanesco: Tradição e renovação da literatura brasileira: 1880-1920). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1979.
BRITO, Ênio José da Costa (org.). Ciências das linguagens religiosas: introdução à parte IV. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (org.). Compêndio de ciência da religião. São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013.
CAMPOS, Haroldo. Qohélet = O-que-sabe: Eclesiastes: poema sapiencial. São Paulo: perspectiva, 1990.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9.ed. São Paulo: Ática, 2006.
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GUTTIÉRREZ, Jorge Luiz. Data, autor e local do Livro de Eclesiastes. Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n.42, p. 473-496, abr./jun. 2016.
SKA, Jean-Louis. Antigo Testamento: 1. Introdução. Petrópolis: Vozes, 2015.
SKA, Jean-Louis. Antigo Testamento: 2. Temas e leituras. Petrópolis: Vozes, 2018.
VÍLCHEZ LÍNDEZ, José. Eclesiastes ou Qohélet: grande comentário bíblico. São Paulo: Paulus, 2009.
MANZATTO, Antonio. Teologia e literatura: reflexões a partir da antropologia contida nos romances de Jorge Amado. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Linguagens religiosas: origem, estrutura e dinâmicas. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013.
PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2013.
SCHOPENHAUER, Artur. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: Editora UNESP, 2005. Tomo 1
SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: Editora UNESP, 2015. Tomo 2
UNAMUNO, Miguel. Do sentimento trágico da vida. São Paulo: Hedra, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.