De outubros não encenados

Authors

  • Mauro Luiz Rovai UNIFESP

Keywords:

Sergei Eisenstein e Dziga Vertov, O homem com a câmera, cinema

Abstract

A proposta deste texto é abordar a relação cinema e sociedade tendo como ponto de partida alguns escritos de Sergei Eisenstein e Dziga Vertov, bem como um pequeno trecho dos filmes O Encouraçado Potemkin (1925) e O homem com a câmera (1929). A idéia central é realizar um pequeno exercício acerca do trabalho de ambos, pois, a despeito de terem vivido, produzido e militado política e artisticamente na mesma época, por uma causa comum, ambos articularam modos distintos de lidar com as possibilidades que acreditavam revolucionárias no campo do cinema.

Author Biography

Mauro Luiz Rovai, UNIFESP

Doutor em Sociologia – USP. Professor de Sociologia da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos. É autor dos livros Os saberes de si (São Paulo, Annablume-Fapesp, 2001) e Imagem, tempo e movimento (São Paulo, Humanitas -USP-Fapesp, 2005). Endereço eletrônico: mauro.rovai@unifesp.br.

Issue

Section

Artigos