Sergei Eisenstein e Dziga Vertov, O homem com a câmera, cinema
Resumen
A proposta deste texto é abordar a relação cinema e sociedade tendo como ponto de partida alguns escritos de Sergei Eisenstein e Dziga Vertov, bem como um pequeno trecho dos filmes O Encouraçado Potemkin (1925) e O homem com a câmera (1929). A idéia central é realizar um pequeno exercício acerca do trabalho de ambos, pois, a despeito de terem vivido, produzido e militado política e artisticamente na mesma época, por uma causa comum, ambos articularam modos distintos de lidar com as possibilidades que acreditavam revolucionárias no campo do cinema.
Biografía del autor/a
Mauro Luiz Rovai, UNIFESP
Doutor em Sociologia – USP. Professor de Sociologia da UNIFESP – Universidade
Federal de São Paulo – Campus Guarulhos. É autor dos livros Os saberes de si (São Paulo,
Annablume-Fapesp, 2001) e Imagem, tempo e movimento (São Paulo, Humanitas -USP-Fapesp,
2005). Endereço eletrônico: mauro.rovai@unifesp.br.