Tessituras de resistência
A solidariedade como ponto de convergência da literatura de Scholastique Mukasonga e a teologia de JB Metz
Palavras-chave:
solidariedade, resistência, violência, Metz, MukasongaResumo
O diálogo teopoético aproxima diferentes concepções e autores a partir da confluência de temas e propósitos comuns oferecendo, por um lado, novas chaves de leitura para a literatura, e por outro, compreensões mais alargadas de importantes questões teológicas. Tendo isso em vista, o presente artigo propõe-se a promover um encontro entre autores de diferentes contextos a partir da experiência de solidariedade que perpassa suas obras: Johann Baptist Metz, teólogo alemão cuja obra é marcada pelo holocausto dos judeus em Auschwitz, e Scholastique Mukasonga, escritora, refugiada, sobrevivente e testemunha do processo que culminou no genocídio ruandês de 1994, a partir do qual delineia toda sua obra. O intento da reflexão é demonstrar como o diálogo entre teologia e literatura pode colaborar com a recuperação da identidade histórica e cultural da sociedade, promovendo debates sempre mais profundos sobre experiências de solidariedade, resistência, justiça, esperança, entre tantos outros temas que colaboram para um melhor desenvolvimento do sentido de humanidade no mundo contemporâneo.
Referências
ARDUÍNI. Juvenal. Antropologia: ousar para reinventar a humanidade. São Paulo: Paulus, 2002.
BOFF, Leonardo. Princípio de compaixão e cuidado. Petrópolis: Vozes, 20013.
BUTLER, Judith. Excitable speech: A politics of the performative. Nova Iorque: Routledge, 1997.
GARCIA RUBIO, Alfonso. Unidade na Pluralidade. São Paulo: Paulus, 2001.
GOUREVITCH, Phillip. Gostaríamos de informá-lo que amanhã seremos mortos com nossas famílias. São Paulo: companhia das Letras, 2006.
METZ, Johann Baptist. A fé em história e sociedade: estudos para uma teologia
fundamental prática. São Paulo: Paulinas, 1984.
METZ, Johann Baptist. Memoria passionis. Santander: Sal Terrae, 2007.
METZ, Johann Baptist. Mística de olhos abertos. São Paulo: Paulus, 2013.
MULLINS, Christopher W.. “He Would Kill Me With His Penis”: Genocidal Rape in Rwanda as a State Crime. Critical Criminology. Springer Netherlands, 2009.
LUCAS, Julian. Interview with Scholastique Mukasonga. The Whaite Review. Oct. 2020. Disponivel em: https://www.thewhitereview.org/feature/interview-with-scholastique-mukasonga/. Acesso em 02 de maio de 2024.
MUKASONGA, Scholastique. A mulher de pés descalços. São Paulo: Editora Nós, 2017.
MUKASONGA, Schoastique. Baratas. São Paulo: Nós, 2018.
MUKASONGA Scholastique. Nossa senhora do Nilo. São Paulo: Editora Nós, 2017.
PINTO, Teresa Nogueira. Poder e Sobrevivência: Modelos de Justiça no Ruanda pós Genocídio. Contactos, v. 1, n. 2, p. 3, 2012.
RIZZI, Armido. Teologia della Solidarietà, em RIZZI, A. e outros. Teologia e solidarietà. Torino: Ed. Gruppo Abele, 1993, 209-232.
SLOTERDIJK, Peter. Fazendo o céu falar: sobre teopoesia. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2004.
XHAUFFLAIRE, M. Introduzione alla “Teologia Politica” di Johann Baptist Metz. Brescia: Queriniana, 1974, p. 46.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.